Jipes em conformidade??

Todas as questões relacionadas com a perservação do meio ambiente, alertas e denúncias de atentados, legislação, Inspecções. Etc..

Moderadores: Administrator, Madventure, Diogo, Fernando Faria

Jipes em conformidade??

Mensagempor Nuno Silva » Sábado Dez 05, 2009 11:10 am

Viva,

Todas as semanas recebemos noticias de um ou outro companheiro que foi autoado pela policia por ter montado X pneus ou X Equipamento.

Já conheço casos (incluindo eu) em que se pondera colocar o jipe completamente de origem ou até guarda-lo em garagem até haver solução.

Era de todo prudente, esclarecer os users do forum sobre o que é realmente permitido ou não. Seguem as minhas duvidas existênciais:

- Pneus - Apenas podemos usar a medida homologada no livrete? Existem tolerâncias? Têem de ter o selo de homologação ?

- Jantes - Não posso usar por exemplo uma jante 15", se no livrete estiver 16" ?

- Farois - Ao que parece existe ai uma proibição de andarem destapados? Teem de estar ligados aos maximos com botão independente? ou será aos médios?

- Parachoques em ferro - Os parachoques têem de ser homologados (como os da afn), ou existe um bom senso e basta nao ter arestas vivas.

-Arcos / Bullbars - Que existe em relação a isto, não podemos utilizar?

- Guinchos - Não é possivel usar roletes acopolados ao parachoques? E se for a chapa abrasiva? O cabo e a manilha tem de estar por dentro? Não é possivel ter manilas e pontos de ancoragem acopolados ao parachoques?

Existem outros aspectos a ter em atenção?

Gostaria de aproveitar o tópico para abordar a temática da homologação, para quando uma solução para a Madeira?

Cumps
Discotroll Greenstuff® By 100TTerra
Nuno Silva
TT Expert
TT Expert

Registado: Segunda Jul 24, 2006 10:22 pm

Re: Jipes em conformidade??

Mensagempor Madventure » Sábado Dez 05, 2009 11:53 pm

- Pneus - Apenas podemos usar a medida homologada no livrete? Existem tolerâncias? Têem de ter o selo de homologação ?

Tolerância de 5%, um pouco maior não é problema

- Jantes - Não posso usar por exemplo uma jante 15", se no livrete estiver 16" ?

Devem ser iguais ao livrete

- Farois - Ao que parece existe ai uma proibição de andarem destapados? Teem de estar ligados aos maximos com botão independente? ou será aos médios?

Longo alcance- ligados aos máximos com botão independente
Nevoeiro- Ligados aos médios com botão independente
Outros faróis acima do nivel dos originais- devem andar tapados e com botão independente

- Parachoques em ferro - Os parachoques têem de ser homologados (como os da afn), ou existe um bom senso e basta nao ter arestas vivas.

Basta não ter arestas vivas nem má apresentação, devem cobrir as longarinas do chassis

-Arcos / Bullbars - Que existe em relação a isto, não podemos utilizar?

Não devem ter arestas vivas

- Guinchos - Não é possivel usar roletes acopolados ao parachoques? E se for a chapa abrasiva? O cabo e a manilha tem de estar por dentro? Não é possivel ter manilas e pontos de ancoragem acopolados ao parachoques?

-Roletes = arestas vivas
- Gancho do cabo deve estar para debaixo do parachoques
-suportes das manilhas redondos e sem arestas vivas

Existem outros aspectos a ter em atenção?

- Aspecto da viatura
- pneus fora da carroçaria
- palas para a lama
- Não ser bruto com quem esta a fazer o seu trabalho (agentes da autoridade e centro de inspecções )
- Bom senso

Gostaria de aproveitar o tópico para abordar a temática da homologação, para quando uma solução para a Madeira?

É possivel amolgar algumas medidas de pneus com o recurso à DGV do continente, medidas maiores com recurso ao centro LTA
Imagem
Madventure 4x4 Lda
Edificio VIP II, Armazém B
Estrada do Garajau
9125-066 CANIÇO
http://madventure4x4.blogspot.com/
Madventure
TT GURU
TT GURU

Registado: Sexta Fev 03, 2006 11:25 am
TT: 4x4

Mensagempor Fernando Faria » Domingo Dez 06, 2009 12:12 am

Já agora em relação aos rádios CB -

É necessário a declaração da ANACOM?

Sem a declaração posso apanhar multa?
Fernando Faria
Fernando Faria
TT Expert II
TT Expert II

Registado: Quarta Jun 28, 2006 8:53 pm

Mensagempor Madventure » Domingo Dez 06, 2009 12:58 pm

Fernando Faria Escreveu:Já agora em relação aos rádios CB -

É necessário a declaração da ANACOM?

Sem a declaração posso apanhar multa?

Os certificados são passados por utilizador e não por viatura,

http://www.radiocb.com/main/menus_main/ ... efault.htm

Não conheço quem tenha tido problemas nem quem tenha o referido certificado.
Madventure
TT GURU
TT GURU

Mensagempor tomcoe » Domingo Dez 06, 2009 2:27 pm

Quanto ás suspensões, é possivel ser autoado e/ou não passar no IPO?

cumprimentos
tomcoe
TT Viciado
TT Viciado

Registado: Quarta Set 30, 2009 5:22 pm

Mensagempor Madventure » Domingo Dez 06, 2009 9:00 pm

O aumento da altura da suspenssão não deve ser muito exagerada, os casquilhos devem estar em boas condições, evitar o "fabrico artezanal tosco" e os acrescentos de amortecedores.
Aumento da altura da carroçaria através de um bodylift tem levantado problemas na inspecção.
Madventure
TT GURU
TT GURU

Mensagempor vieira13 » Segunda Dez 07, 2009 5:46 pm

mas os bodylift, suponho, alguns devem ser homolgados nao? se for homolgado po tipo d carro/modelo e etc eles nao podem fazer nada acho..
eu axo k em relação a isso, o truque tambem passa por te-los em preto, que mtas vezes veem de cor e ainda mais chamam a atençao!~
ACHO!

o interessante nisto tudo é que quem tem um jipe ker é big wheels e quanto mai alto melhor.. e os outros com certos veiculos querem-nos rasteirinhos.. mas o melhor disto é que ambos xegam a extremos de terem uma "tablete de chocolate"

Sindroma Tablete de Chocolate..
nos jipes *veiculo tao alto, ta tudo tao estiquado que nem cruza como deve ser.. :twisted:
nos carros * veiculo tao baixo que passar numa lomba se sente o amortecedor bater na espinha :lol:
[Luis Vieira]
Imagem Imagem
Suzuki SJ410 '85 - OFF-ROAD WHISKY TEAM
rotasdowhisky.blogspot.com
vieira13
TT Expert D.
TT Expert  D.

Registado: Quinta Jun 26, 2008 8:00 pm

Mensagempor Nuno Silva » Segunda Dez 07, 2009 6:13 pm

Quanto sei a policia ainda não levanta probelmas com o Bodylift, mas na IPO é razão suficiente para levar um chumbo.

vieira13 Escreveu:interessante nisto tudo é que quem tem um jipe ker é big wheels e quanto mai alto melhor.. e os outros com certos veiculos querem-nos rasteirinhos.. mas o melhor disto é que ambos xegam a extremos de terem uma "tablete de chocolate"

Sindroma Tablete de Chocolate..
nos jipes *veiculo tao alto, ta tudo tao estiquado que nem cruza como deve ser..
nos carros * veiculo tao baixo que passar numa lomba se sente o amortecedor bater na espinha

Vieira, ninguem coloca o jipe alto sem ter razão aparente, regra geral, o lift é o minimo necessário para colocar o pneu pretendido sem sacrificar o curso de suspensão.

O meu carro por exemplo tem mais 2" de molas, pneu com mais 5" e ainda assim cruza o dobro ou triplo da suspensão original :twisted:

A questão dos rebaixamentos é que não sei, nunca tive nenhum carro rebaixado, mas deve fazer doidoi :lol:

Cumps
Nuno Silva
TT Expert
TT Expert

Mensagempor Nuno Silva » Segunda Dez 07, 2009 6:25 pm

Contactei a Lta no sentido de saber qual a sua próxima deslocação à ilha a qual me responderam que seria em meados de 2010 Jan/Fev estando apenas pendente de uma autorização da DRTT.

Assim que tiverem datas definitivas seram anunciadas no forum.

Para a homologação deverá ser tomado em consideração o seguinte:

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
O requerente compromete-se a disponibilizar toda a informação técnica necessária para a execução dos ensaios
pretendidos no momento em que aceita a execução do serviço. Essa informação técnica traduz-se no preenchimento
da ficha de informações (Anexo I) e no envio da cópia do Livrete ou DUA do veículo e, se possível, de uma fotografia
elucidativa do veículo.
Os ensaios/inspecções a realizar somente a veículos com pneumáticos homologados baseiam-se em verificações
visuais e técnicas da instalação dos pneumáticos, de verificações de erro do velocímetro (quando aplicável) e de testes
em pista com a finalidade de testar a sua adequabilidade. O veículo deve apresentar-se nas seguintes condições:
Pneumáticos a testar instalados no veículo; ausência de espaçadores ou alargadores de via; as jantes devem
garantir que o offset não altera a largura de via com o qual o veículo foi homologado; o pneu deve garantir a
capacidade de carga e o índice de velocidade adequados; os novos pneumáticos não devem exceder os limites
da carroçaria; após instalação, os pneumáticos devem permitir a deslocação livre na cava da roda (sem
interferir com qualquer componente); o recobrimento de roda deve ser garantido de modo a que os
dispositivos anti-projecção se encontrem de acordo com a legislação em vigor (“palas”) e o valor da
velocidade lido no velocímetro deve ser sempre superior ao valor da velocidade real.
NOTA: A alteração da dimensão dos pneumáticos é susceptível de provocar alterações ao nível do consumo
e comportamento do veículo.

O custo do teste é de cerca de 150€, acrescido dos custos legais para emissão de novo doc. automovel.
Nuno Silva
TT Expert
TT Expert

Mensagempor vieira13 » Segunda Dez 07, 2009 6:50 pm

Nuno Silva Escreveu:
Vieira, ninguem coloca o jipe alto sem ter razão aparente, regra geral, o lift é o minimo necessário para colocar o pneu pretendido sem sacrificar o curso de suspensão.

O meu carro por exemplo tem mais 2" de molas, pneu com mais 5" e ainda assim cruza o dobro ou triplo da suspensão original :twisted:

A questão dos rebaixamentos é que não sei, nunca tive nenhum carro rebaixado, mas deve fazer doidoi :lol:

Cumps

eu disse que o teu sofria desse sindroma? :lol: tas-te a acusar? 8) brincando!! :mrgreen:
[Luis Vieira]
Imagem Imagem
vieira13
TT Expert D.
TT Expert  D.

Mensagempor Nuno Silva » Segunda Dez 07, 2009 7:04 pm

vieira13 Escreveu:
Nuno Silva Escreveu:

Cumps

eu disse que o teu sofria desse sindroma? :lol: tas-te a acusar? 8) brincando!! :mrgreen:

Não me tou a acusar jobem Vieira, tou a justificar 90% dos offroaders, incluindo a ti :lol:

Existe porém 10% deles que gostam de ter o carro alto para fazer correntes de ar, subir passeios, ver as pernas das misses paradas no transito & afins :lol: .

:mrgreen: Cumps
Nuno Silva
TT Expert
TT Expert

Mensagempor tretas » Segunda Dez 07, 2009 8:24 pm

ainda vai aki :P
tretas
TT Dependente
TT Dependente

Registado: Quinta Nov 02, 2006 2:44 am

Mensagempor Ornelas » Quarta Dez 09, 2009 12:40 am

lol
Imagem

"Para mim a diversão começa onde os "Ribeiros" começam."
NÃO FAÇAM LIXO OU A NATUREZA VOS LIXA!!!

AbrTTos
Ornelas
TT Expert
TT Expert

Registado: Domingo Out 11, 2009 3:26 pm

Mensagempor vieira13 » Quarta Dez 09, 2009 1:32 pm

Nuno Silva Escreveu:
Não me tou a acusar jobem Vieira, tou a justificar 90% dos offroaders, incluindo a ti :lol:

Existe porém 10% deles que gostam de ter o carro alto para fazer correntes de ar, subir passeios, ver as pernas das misses paradas no transito & afins :lol: .

:mrgreen: Cumps

ooooh se eu nao fosse casado tb tinha um Disco Troll pa ver essas coisas :lol: :mrgreen: mas nao.. tenho um melro preto, so que estica bem as patinhas, lgo nao tem sindroma de Tablete!! pr acaso conheço um BJ td XPTO que se alguma vez sair é o simdroma d tablete chocolate.. mas isto é "ejtoriax" pa outro dia :lol:
tuuu tas a teimar muito ja, eu acho que tas-te a acusar :lol: :mrgreen:

abraço
[Luis Vieira]
Imagem Imagem
vieira13
TT Expert D.
TT Expert  D.

Mensagempor Nuno Silva » Segunda Jan 18, 2010 5:37 pm

Companheiros,

Fui contactado pela LTA a semana passada. Eles estão a agendar uma deslocação, previsivelmente, na primeira semana de Abril.

Como é do conhecimento geral, A "nossa" DRTT não aceita averbamentos às caracteristicas das viaturas, como tal, quem proceder ao teste deverá proceder ao averbamento atraves do IMTT no continente.

As viaturas cujas as matriculas são *MA* ou *MD* nem vale apena fazer o teste, visto estas estarem sobre alçada da DRTT. Até futuras indicações.

Foi-me pedido que lhes remete-se numa primeira fase, os contactos das pessoas interessadas, viatura e respectiva medida a averbar.

Numa segunda fase, a LTA entrará em contacto com os interessados de modo a solicitar a documentação e preenchimento da ficha técnica/Informações.

Os interessados deverão ter em consideração o seguinte:

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
O requerente compromete-se a disponibilizar toda a informação técnica necessária para a execução dos ensaios
pretendidos no momento em que aceita a execução do serviço. Essa informação técnica traduz-se no preenchimento
da ficha de informações (Anexo I) e no envio da cópia do Livrete ou DUA do veículo e, se possível, de uma fotografia
elucidativa do veículo.
Os ensaios/inspecções a realizar somente a veículos com pneumáticos homologados baseiam-se em verificações
visuais e técnicas da instalação dos pneumáticos, de verificações de erro do velocímetro (quando aplicável) e de testes
em pista com a finalidade de testar a sua adequabilidade. O veículo deve apresentar-se nas seguintes condições:
Pneumáticos a testar instalados no veículo; ausência de espaçadores ou alargadores de via; as jantes devem
garantir que o offset não altera a largura de via com o qual o veículo foi homologado; o pneu deve garantir a
capacidade de carga e o índice de velocidade adequados; os novos pneumáticos não devem exceder os limites
da carroçaria; após instalação, os pneumáticos devem permitir a deslocação livre na cava da roda (sem
interferir com qualquer componente); o recobrimento de roda deve ser garantido de modo a que os
dispositivos anti-projecção se encontrem de acordo com a legislação em vigor (“palas”) e o valor da
velocidade lido no velocímetro deve ser sempre superior ao valor da velocidade real.
NOTA: A alteração da dimensão dos pneumáticos é susceptível de provocar alterações ao nível do consumo
e comportamento do veículo.

O custo do teste é de cerca de 150€, acrescido dos custos legais para emissão de novo doc. automovel.

Apos esta primeira fase podemos nos organizar de modo a tomar conta de toda a logistica, entrega de documentos etc.. Até lá avançamos com uma listagem do universo de interessados.

Cumps
Editado pela última vez por Nuno Silva em Segunda Jan 18, 2010 5:42 pm, num total de 1 vez.
Nuno Silva
TT Expert
TT Expert

Próximo

Voltar para Todo Terreno/Legislação/ Ambiente

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante